28 de set. de 2010

Alimento para o Coração


"Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam." - Hebreus 13:9.

Uma das formas de conhecermos a vontade de Deus é através do estudo de Sua Palavra. O conhecimento da verdade provém das sagradas letras, a Sagradas Escrituras. A Bíblia é fonte de inspiração que nos motiva a ter comunhão mais estreita com o Criador. No entanto, há pessoas que ao invés de buscarem o verdadeiro conhecimento de Deus e Sua vontade para o homem, lêem a Bíblia como se fosse uma fonte para fortalecer suas teses pessoais. Dai surgem os debates doutrinários e as divisões entre os crentes. Quando a simplicidade e clareza da Palavra de Deus é abandonada as mais variadas, estranhas e misteriosas doutrinas começam a ser elaboradas.

O conselho da inspiração é no sentido de que o cristão busque o fortalecimento do seu coração e da sua fé com a graça que vêm de Deus. O cristão não deve ser levado por doutrinas "estranhas". A palavra grega traduzida por "estranhas" neste verso é "xenos" que significa estrangeiro, algo que vem de fora e que é radical de palavras como xenofobia (desconfiança ou temor de pessoas estrangeiras) e xenofilia (simpatia por estrangeiros).

Doutrinas "xenos" são aquelas que são elaboradas fora da Palavra de Deus e não de uma forma clara estabelecidas na Bíblia. O cristão deve ficar longe de tais doutrinas e usar o seu tempo e esforços para fortificar seu coração na graça de Deus, alimentando-se da verdade pura e simples como ensinada por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário